Como Obter Classificações de Estrelas nos Resultados de Pesquisa do Google

Uma classificação por estrelas é um dos melhores exemplos de snippets enriquecidos, que ajudam qualquer site a se destacar entre os resultados de pesquisa. Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto no snippet de revisão, escolher o melhor tipo para o seu site e ver um aumento no CTR.
Share:
Partilhar no Facebook
Share on X
Share on LinkedIn
Share on WhatsApp
Copy Link
Como Obter Classificações de Estrelas nos Resultados de Pesquisa do Google

Por que é importante ter uma classificação de estrelas?

O snippet de estrelas é um resultado especial de pesquisa do Google que inclui informações adicionais armazenadas como dados estruturados. Parece estrelas logo abaixo do título da página e informa aos usuários que este site é confiável.

Exemplo de snippet de classificação de estrelas

Os snippets de revisão são chamativos e ajudam qualquer site a se destacar da multidão. Eles fornecem às pessoas informações adicionais sobre o produto e todo o site. Um senso de confiança é invocado nos compradores quando veem como outros usuários classificam itens e serviços, eles têm mais probabilidade de fazer uma compra.

Além disso, a classificação de revisão do Google aumenta o tráfego para o site, impulsiona o engajamento das pessoas. Dependendo da posição média inicial, pode aumentar a taxa de cliques em até 30%. Você pode ver os resultados da pesquisa interna da Elfsight sobre snippets de revisão abaixo:

DispositivoCTR sem snippets de estrelas (semanal)CTR com snippets de estrelas (semanal)Crescimento
Desktop4,04%4.49%+10%
Móvel3,4%4,9%+31%

O efeito é ótimo, e você ficará impressionado com o quão facilmente pode ser alcançado após a implementação do snippet de revisão no Google. Vamos começar escolhendo sua própria variante de classificação de estrelas.

Tipos de Snippets de Revisão do Google

Há diferentes tipos de snippets de classificação de estrelas dependendo do tipo de conteúdo sendo revisado. Abaixo, você verá quem precisa deles e como podem ser adicionados ao snippet.

Snippet 1: Empresa Local

Para se destacar dos concorrentes, as empresas devem dar classificações impressionantes nos resultados do Google. Adicione informações sobre horário de funcionamento, localização e contatos no snippet, e as pessoas certamente vão escolher você entre outras organizações.

Exemplo de snippet de revisão de negócio local do Google

Com informações tão detalhadas, é incrivelmente fácil tornar o seu negócio notável.

Leia mais

Snippet 2: Produto

Depois de adicionar a marcação estruturada do produto, o Google mostrará informações detalhadas sobre o item nos resultados. Além da classificação de estrelas, os usuários verão imagens, preço e disponibilidade.

Exemplo de snippet de revisão de produto

Você pode usar a marcação de produto rico nos seguintes casos:

  • Em uma página que descreve um único item.
  • Em uma página agregadora de compras, onde um único produto é apresentado junto com informações sobre diferentes vendedores dele.
Leia mais

Snippet 3: Receita

As receitas também são classificadas nos resultados de pesquisa do Google. O conteúdo no snippet é bem estruturado, os usuários recebem informações sobre tempo de cozimento e preparação, e sobre nutrição.

Exemplo de snippet de revisão de receita

Aplique o esquema de revisão do Google ao seu snippet de receita, e as pessoas terão mais probabilidade de visitar o site quando o virem no Google.

Leia mais

Outros tipos

Para mostrar a classificação de estrelas em qualquer outra situação, use a propriedade aggregateRating para a marcação de esquema de revisão do Google. É assim que o código fica depois de adicioná-lo.

 <div itemprop="aggregateRating"
   itemscope itemtype="schema/AggregateRating">
   Avaliado <span itemprop="ratingValue">3.5</span>/5
   baseado em <span itemprop="reviewCount">11</span> avaliações de clientes
 </div>

Há muitos mais casos em que as pessoas podem avaliar os materiais. Aqui estão todos os tipos de conteúdo que suportam a marcação de avaliação: jogos, listas de reprodução de música, filmes, aplicativos de software, cursos, marca, obras criativas, eventos, ofertas, organizações, lugares, produtos, serviços, artigos – com a ajuda da propriedade aggregateRating.

Exemplo de snippet de revisão

Às vezes, a documentação oficial do schema.org não coincide com o guia do Google para colocar revisões. Existe a possibilidade de que as estrelas não apareçam nos snippets ou que o Google aplique ações manuais ao site por causa do spam de marcação de revisão.

Leia mais

Como obter uma classificação do Google nos resultados de pesquisa?

Há algumas maneiras de fazer um snippet de revisão para um site. Na maioria dos casos, é necessário codificar, mas com certas ferramentas você poderá mostrar revisões sem precisar programar.

Caminho 1. Criar um widget personalizado

Se você utilizar soluções prontas, como o Widget de Avaliações da Elfsight, você não precisa perder horas aprendendo o esquema de revisão do Google e programação. O plugin coleta e agrega depoimentos automaticamente, sua instalação não requer habilidades de programação.

Então, se você quiser exibir informações mais detalhadas da sua página com o widget instalado na pesquisa do Google, basta habilitar a opção Schema.org nas configurações do seu widget de Avaliações da Elfsight na aba Configurações.

Criar um widget personalizado
Por favor, tenha em mente que o Google pode obter informações para um snippet rico apenas de uma marcação. Assim, para evitar qualquer conflito, certifique-se de que apenas uma marcação seja adicionada à página.
O widget Tudo em Um de Avaliações da Elfsight garante que uma classificação de estrelas prática apareça nos resultados da pesquisa.

Caminho 2. Adicionar marcação de esquema ao código HTML

Abra o HTML de uma página da web ou modelo e insira diretamente a marcação de esquema nela. Encontre as strings necessárias e adicione vários fragmentos nelas. Veja como o código aparece na ausência de marcação de schema.org:

<a href="example-url/dell-30.html">
  Economize em Monitores - $1250</a>
<a href="example-url/dell-30.html">
  Gadgets do Jon Doe - $1350</a>

Assim é que fica depois de ter inserido a marcação de revisão do Google:

<div itemprop="aggregateRating"
    itemscope itemtype="schema/AggregateRating">
    <span itemprop="ratingValue">87</span>
    de <span itemprop="bestRating">100</span>
    baseado em <span itemprop="ratingCount">24</span> avaliações de usuário
  </div>

Este método requer capacidade para programar e entender o programa.

Caminho 3. Adicionar um fragmento de código JSON

JSON é um formato leve para transferir e classificar informações. É mais conveniente de implementar do que a marcação de esquema. Você deve colocá-lo logo após o título da página no HTML. Abaixo, você pode ver um exemplo de código JSON com revisões.

<script type="application/ld+json">
    {
      "@context": "schema",
      "@type": "Review",
      "itemReviewed": {
        "@type": "Restaurant",
        "image": "example-url/seafood-restaurant.jpg",
        "name": "Legal Seafood",
                }
      },
      "reviewRating": {
        "@type": "Rating",
        "ratingValue": "4"
      },
      "name": "Um bom lugar de frutos do mar.",
      "author": {
        "@type": "Person",
        "name": "Bob Smith"
      },
      "reviewBody": "Os frutos do mar são ótimos.",
      "publisher": {
        "@type": "Organization",
        "name": "Washington Times"
      }
    }
    </script>

Este processo exige a capacidade de programar porque você terá que compreender o código e reescrever algumas linhas de acordo com suas necessidades.

Caminho 4. Aplicar o Google Tag Manager sem reescrever o código

Essa ferramenta permite aos programadores fazerem o fragmento de código necessário sem saberem programar. Este é um gerador JSON que facilita a criação de um fragmento de marcação JSON sem a assistência de programadores profissionais.

google tag manager para classificação de estrelas

A interface do GTM é bastante simples, mas é necessário conhecer o código de uma página para incorporá-lo. Embora não seja muito difícil de entender, esse método ainda exige capacidade de desenvolvedor.

Caminho 5. Usar o Google Structured Data Markup Helper

É uma ferramenta que ajuda programadores e não profissionais a implementar facilmente dados estruturados em seus sites. É bastante fácil de usar. Tudo o que você precisa fazer é incorporar o código e usar o editor para obter a marcação JSON ou HTML pronta para uma página específica.

Google Structured Data Markup Helper

Assim como no exemplo anterior, você precisa conhecer a estrutura de uma página da web para adicioná-la. Não é muito complicado, mas ainda assim esse método exige habilidades de programação.

Como examinar se os snippets de revisão estão sendo executados corretamente

Antes de publicar o site com a marcação schema.org adicionada, verifique tudo. Existem duas maneiras principais de fazer isso.

Teste de Resultados Ricos

O Teste de Resultados Ricos é uma ferramenta rápida e simples que facilita a verificação do desempenho da marcação de esquema. Veja se seu site pode produzir resultados ricos. O teste mostrará quais tipos de resultados ricos podem ser encontrados na página da web, junto com avisos ou recomendações para suas informações estruturadas. 

teste de resultados ricos para avaliações
É uma boa ideia colocar classificações não apenas na página de resultados de pesquisa, mas também incorporar avaliações do Google no seu site.

Google Search Console

Este instrumento vai ajudá-lo a descobrir todos os avisos que ocorrem na sua marcação de esquema. Basta abrir o relatório na barra de navegação do Search Console. Lembre-se de que você verá um relatório apenas se tiver código para o snippet de revisão no site.

google search console para snippets de revisão

Dica: O Schema é reconhecido pelo Google, Bing, Yahoo! e Yandex. Não está claro se outros motores de busca estão usando essa marcação.

Meus snippets de revisão não aparecem no Google. O que deu errado?

1. O mecanismo de busca do Google ainda não indexou seu site.

Solicite a indexação fornecendo a URL recente para o Google. Os bots vão analisar sua página depois disso. Se nada aconteceu, verifique o site em busca de outros possíveis erros.

2. Os dados estruturados estão configurados incorretamente

Antes de publicar o site com classificações de estrelas, tente realizar um teste de Resultado Rico; ele destacará claramente erros e avisos.

3. Você está seguindo incorretamente as diretrizes de dados estruturados

Consulte a lista completa de diretrizes de dados estruturados e certifique-se de ter feito tudo conforme o recomendado.

4. O Google não está mostrando classificação de estrelas para o seu tipo de conteúdo

Em 2019, a empresa anunciou que exibe estrelas de revisão do Google para tipos de conteúdo específicos. Verifique a lista completa e verifique se seu conteúdo pertence a uma das categorias.

5. Você usou várias linguagens de marcação

Utilize apenas um dos métodos de realização da marcação de esquema: RDFa, Microdata ou JSON-LD – e não os misture, pois isso pode levar à exibição inválida de snippets de revisão.

6. E mais algumas

Há várias outras razões pelas quais os snippets ricos podem não estar funcionando corretamente.

  • O mecanismo de busca do Google não vê seu site como digno de confiança – você deve provar sua autenticidade.
  • Você está utilizando a marcação organizacional – itemscope. Lembre-se de que isso raramente aparece.
  • Seu site é composto por poucas páginas ou nem todas as páginas possuem dados estruturados. Verifique isso.
  • Não é garantido que a implementação correta da marcação de esquema ajudará os snippets de revisão a aparecerem.

Em alguns casos, tudo o que você precisa fazer é esperar – o Google não detecta conteúdo marcado imediatamente.

Google’s manual actions for review markup spam

Tentar manipular as instruções do Google pode levar a ações manuais durante a inspeção dos avaliadores.

Por exemplo:

  • Se você marcar as classificações que estão ocultas para os usuários
  • Se você inventar conteúdo irrelevante e não confiável

Para remover um golpe com ação manual do seu site, consulte as diretrizes técnicas do Google sobre a implementação da marcação. Verifique o código e certifique-se de que está configurado corretamente para o conteúdo de marcação de revisão. Assim que tiver corrigido todas as linhas que estão violando as diretrizes do Google, envie uma solicitação para verificar o site novamente. Será aprovado em cerca de uma semana ou menos.

Conclusão

O uso de snippets de revisão tornou-se um padrão de SEO. As classificações de estrelas tornam seu site destacado e permitem que ele se distinga da maioria que não as utiliza. Se você não usa esse instrumento, está perdendo tráfego agora.

Nos diga, você implementa snippets de revisão em um site? Que outros snippets ricos você gostaria de usar? Quais exemplos interessantes e peculiares deles você já notou nos resultados de pesquisa?

Quase todo site precisa de classificação de estrelas para aumentar o CTR e melhorar todo o SEO. Com soluções prontas da Elfsight, é super fácil começar a usá-las. Experimente o widget abaixo agora mesmo.