API do WhatsApp Business: visão geral, limites e preços

Como obter sua API do WhatsApp para negócios? Este guia abordará quase todas as suas perguntas: recursos básicos, requisitos da conta, preços e limites. Leia e obtenha sua chave de API agora mesmo!
Criar Widget na Demo On-Line
Share:
Partilhar no Facebook
Share on X
Share on LinkedIn
Share on WhatsApp
Copy Link
API do WhatsApp Business: visão geral, limites e preços

Formas de integrar o WhatsApp com o Negócio

Depois que o Facebook comprou o WhatsApp em 2014, ele se tornou não apenas o mensageiro mais popular nos últimos anos, mas também especificou seus serviços para negócios. Para usar o WhatsApp para objetivos de comércio eletrônico ou atendimento ao cliente, você pode escolher uma das seguintes variantes:

WhatsApp Business App

O aplicativo é para proprietários de pequenas empresas que gostariam de começar com um perfil gratuito no WhatsApp Business. Eles podem organizar contatos, criar transmissões comerciais ou respostas rápidas a mensagens. No entanto, o aplicativo dificilmente pode organizar vastos números de contatos e canais, então você pode facilmente perder todas as informações necessárias na corrente de mensagens múltiplas. 

Provedores da API do WhatsApp

Se a quantidade de chats e contatos se tornou muito avassaladora, é hora de usar algo mais sério e, infelizmente, pago. Para ajudá-lo a alcançar seus objetivos comerciais, existem 60 provedores oficiais da API de negócios do WhatsApp. Entre eles estão Falcon.io, LivePerson, MessageBird, Twilio, Zendesk e muitos outros. Escolha o mais adequado para qualquer finalidade: atendimento ao cliente, serviços financeiros, telecomunicações ou objetivos de comércio eletrônico. 

Chave da API do WhatsApp Business

Para estabelecer sua presença empresarial no ambiente do WhatsApp e não gastar muito dinheiro em empresas de terceiros, você precisa de uma chave de API. Uma integração da API do WhatsApp no site ou software ajuda você a obter um acesso quase ilimitado ao atendimento ao cliente ou a outros serviços de mensagens. Então, vamos discutir como obtê-lo por conta própria. 

Como obter o WhatsApp Business API

Para começar a trabalhar com todas as oportunidades da chave da API do WhatsApp, você precisa configurar sua conta comercial, verificá-la, configurar suas cobranças e muitas outras coisas. Para tornar mais fácil, Elfsight compilou todas as informações úteis em um guia para ajudá-lo a obter sua API em 5 etapas. 

Passo 1: Crie sua conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

O passo mais fácil. Apenas preencha o formulário e depois verifique seu e-mail para completar as instruções futuras da Equipe de Suporte do Facebook para verificá-lo.

Conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

Passo 2: Verifique sua conta de Cliente Empresarial

Inicie o processo de verificação do seu negócio no Gerenciador de Negócios. Tal procedimento ajuda a proteger os usuários contra informações falsas e intenções maliciosas. 

Preste atenção, que uma vez que você tenha preenchido o formulário oficial com os detalhes legais da sua empresa, você não poderá alterá-los.

  1. Vá para Centro de Segurança e clique em Iniciar Verificação. Se você não fez login na sua conta comercial, o botão ficará desativado. 
  2. Insira os detalhes do seu negócio, clique em Avançar e selecione o seu negócio da Lista
  3. Selecione um número de telefone e confirme seus detalhes, depois clique em Avançar;
  4. Obtenha um código de verificação e clique em Enviar.
  5. Pode levar algum tempo para verificar todos os seus detalhes. Após a verificação, seu negócio será revisado automaticamente para conformidade com os Termos de Serviço e Política Comercial do WhatsApp. Verifique seu status na guia Configuração em sua conta do Gerenciador de Negócios. 
  6. Após a verificação, adicione um número de telefone e um nome de exibição para o seu perfil comercial do WhatsApp.

Isso é tudo para apresentar seu negócio para o público. Vamos estudar como obter autorização e diretamente com a chave da API.

Dica: Se o seu negócio não estiver na Lista, siga as etapas na seção Envio de Documentos Oficiais.
Conta do WhatsApp oficial

Isso é tudo para apresentar seu negócio para o público.

Passo 3: Acesso à API do Desenvolvedor do WhatsApp

Por fim, para autenticar-se com o cliente da API do WhatsApp, tudo o que você precisa fazer é obter um token e registrar-se. Apenas usuários com token de autenticação válido podem acessar o serviço. Basta seguir os passos nesta instrução. Em seguida, você pode se registrar, instalar e alterar suas configurações de API, usando três maneiras. Aqui está uma breve descrição para elas. Caso precise da documentação da API do WhatsApp, basta clicar nos links da lista: 

● Painel de Ferramentas Comerciais na Web

Com a ajuda da interface gráfica do usuário, você pode obter acesso ao registro do cliente da API, configurações e mensagens. Através das Configurações do Aplicativo, você pode trabalhar com configurações de retorno de chamada, Webhooks, chamadas em espera e outras opções. As Configurações de Perfil permitem que você altere as informações e descrição da sua conta.

Painel de Ferramentas na Web do WhatsApp

● Compose Docker 

Configure os contêineres Docker e gerencie as configurações da API diretamente.

● Amazon Web Services. 

No caso de você usar AWS ou gostaria de ter uma solução mais independente – é o caminho perfeito para sua integração com a API do WhatsApp. 

Passo 4: Preços e limites da chave da API do WhatsApp 

Uma vez que você começou a usar a API do WhatsApp Business em seu site, a coisa mais importante em que você está interessado é o processo de faturamento. Isso inclui preços e limites.

Preços da API do WhatsApp

As coisas mais importantes que você deve lembrar ao trabalhar com o serviço:

  • você pode responder aos clientes na plataforma gratuitamente por até 24 horas, cobrando uma taxa fixa por cada mensagem após esse período;
  • para ver suas faturas, vá para: Gerenciador de Negócios → ícone “Configurações” → Pagamentos;
  • o preço de cada mensagem baseia-se em quantas notificações são enviadas dentro do mercado. O WhatsApp determina suas operações de mercado pelo código do país da pessoa que recebe a mensagem, e não pela empresa que envia a mensagem;
  • de acordo com as taxas da região, as taxas podem ser diferentes. Aqui está um exemplo de custo por mensagem em $(USD):
País Próximos 250K Próximos 750K Próximos 2M Próximos 3M Próximos 4M Próximos 5M Próximos 10M >25M
USA $0.0085 $0.0083 $0.0080 $0.0073 $0.0065 $0.0058 $0.0058 $0.0058
France $0.0768 $0.0718 $0.0643 $0.0544 $0.0544 $0.0544 $0.0544 $0.0544
Germany $0.0858 $0.0845 $0.0831 $0.0792 $0.0753 $0.0714 $0.0714 $0.0714
Spain $0.0380 $0.0370 $0.0355 $0.0335 $0.0335 $0.0335 $0.0335 $0.0335


Limites da API do WhatsApp

Outra coisa que você deve pensar são os limites de mensagens. Eles são determinados pelo número de usuários para os quais sua empresa pode enviar mensagens diariamente. Não importa qual tipo de canal de conversa seja – novo ou existente. 

Os limites da API do WhatsApp são um sistema de níveis. Cada empresa começa no Nível 1 quando registra seu número de telefone. Portanto, você começará com 1.000 clientes únicos em um período de 24 horas consecutivas, depois poderá ter 10.000 no mesmo período e 100.000 clientes por dia para o Nível 3. 

Isso significa que você pode aumentar seus limites para o próximo nível, apenas se:

  • sua avaliação de qualidade não for baixa;
  • uma quantidade acumulada de usuários, para os quais você enviou mensagens dentro de um período de 7 dias.

Aqui está um exemplo de como uma empresa é atualizada do Nível 1 para o Nível 2 quando ela envia um total de 2.000 usuários dentro de um período de 7 dias.

WhatsApp limits tiers

Para verificar sua classificação de qualidade, vá para o WhatsApp Manager → Insights. Ele mostra em três estados diferentes – alta (verde), média (amarela), baixa (vermelha). Tente manter alta qualidade, tornando as mensagens altamente personalizadas e seguindo todas as Políticas Comerciais do WhatsApp. 

Passo 5: Use sua API do WhatsApp

Depois de configurar e executar seu cliente de API, você pode lidar com recursos mais avançados. Aqui estão alguns exemplos deles: 

Webhooks 

Para lidar com mensagens recebidas de pessoas que respondem a você no WhatsApp, incluindo texto, mídia e outros arquivos, bem como o status das mensagens que você enviou.

Backup/Restauração

Use os endpoints /v1/settings/backup e /v1/settings/restore para facilitar a restauração de tudo ou movê-lo para um ambiente diferente.

Modelos de Mensagem

Use a API de Mensagem Automatizada do WhatsApp. Crie mensagens reutilizáveis para responder ou enviar notificações aos clientes. Um exemplo breve do modelo de mensagem de boas-vindas: "Bem-vindo {{1}}. Estamos ansiosos para atendê-lo no WhatsApp."

Mídia

Use o nó media para fazer upload, recuperar ou excluir mídia. Para fazer o upload:

POST /v1/media
Content-Type: image/jpeg or other appropriate media type
binary-media-data

Fazendo upload de mídia com URL:

curl -X POST \
https://your-webapp-hostname:your-webapp-port/v1/media \
-H 'Authorization: Bearer your-auth-token' \ 
-H 'Content-Type: image/jpeg' \ # ou outro tipo de mídia apropriado
--data-binary @your-file-path

Uma resposta bem-sucedida retorna o campo id, que é a informação que você precisa para recuperar mensagens e enviar uma mensagem de mídia para seus clientes:

{
  "media": [
  {
  "id": "f043afd0-f0ae-4b9c-ab3d-696fb4c8cd68"
  }
  ]
}

Monitoramento

Configure painéis para monitorar o cliente da API do WhatsApp Business e enviar notificações para alterações no monitoramento usando Prometheus e Grafana. Como obter suas estatísticas de insights, aprenda aqui.

FAQ

1. O WhatsApp API é gratuito?

Você pode configurar o cliente da API do WhatsApp Business gratuitamente. Quanto ao uso diário, você pode responder aos clientes gratuitamente por até 24 horas, todas as mensagens após esse período são pagas. A taxa pode variar dependendo da região. Para saber mais, veja a tabela de tarifas.

2. Como posso obter uma conta empresarial oficial verificada do WhatsApp?

Contas com crachá verde para Empresas no WhatsApp são consideradas mais confiáveis para os usuários. Para obtê-lo, basta solicitar, seguindo os passos na instrução.

3. Quais são os limites de mensagens da API do WhatsApp Business?

É um sistema de níveis. Quanto maior a quantidade de visitantes e maior a taxa que você tem, mais usuários você pode enviar mensagens:

  • Nível 1: 1.000 clientes únicos em um período de 24 horas consecutivas.
  • Nível 2: 10.000 clientes únicos em um período de 24 horas consecutivas.
  • Nível 3: 100.000 clientes únicos em um período de 24 horas consecutivas.
Saiba mais sobre os limites do WhatsApp aqui.

4. Em qual nível de limite de mensagens as empresas começam?

Todas as empresas começam no nível mais baixo e serão automaticamente atualizadas para níveis mais altos à medida que enviam mais mensagens de alta qualidade.

5. Como faço para integrar o WhatsApp API para Empresas?

Para integração da API do WhatsApp, basta seguir 5 Passos:

  • Criar sua conta no Gerenciador de Negócios;
  • Verificar o Cliente da sua Empresa;
  • Configurar uma linha de crédito para a sua conta empresarial;
  • Registrar, obter token de autorização e funcionalidade da chave da API do WhatsApp;
  • Usar a funcionalidade da API do WhatsApp via Ferramentas de Negócios da Web ou Docker Compose.

Conclusão

Olhando através do guia, você pode ver que não há nada de difícil em obter sua API. Apenas alguns minutos e um pouco de paciência. Além disso, vale absolutamente a pena. Usando a chave da API do WhatsApp, você pode usar dados para seus objetivos comerciais ou desenvolver sua própria solução com base nas mensagens do WhatsApp. 

Esperamos que nosso tutorial o ajude a obter sua API do WhatsApp Business. Não hesite em deixar seus comentários abaixo e acompanhe nosso blog para mais guias. 

Também, tenha em mente que temos outros guias incríveis, por exemplo, você pode descobrir como incorporar avaliações comerciais do Google no site!